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NeuroSaber

Guia para pais de crianca de 3 a 5 anos.

ESTAMOS

ONDE VOCÊ

PRECISA

GUIA PARA PAIS DE

CRIANÇAS COM 3 A 5 ANOS

Os pais podem e devem ajudar no desenvolvimento das habilidades do seu filho, principalmente nos primeiros anos de vida. 

Alguns marcos no desenvolvimento estabelecem, por exemplo, que a criança com 7 meses consegue se sentar sozinha, e com 3 anos é capaz de pedalar um triciclo.

Mas o que é esperado para cada idade deve ser apenas uma referência. O melhor a fazer é deixar de lado o "manual de capacidades que a criança precisa desenvolver", brincar muito e praticar tarefas de forma lúdica com ela nessa fase, porque uma das melhores e mais poderosas formas de estímulo é o contato.

Fonte: www.neurosaber.com.br

DICA DO COLÉGIO DEGRAUS (((DIVERSÃO)))

     O Colégio Degraus tem ótimas dicas para essa garotada gastar toda energia.

Acesse e os links e divirta-se.

 

 

 

 

     Agora se o programa tem que ser próximo de casa, ou a grana está curta, não tem desculpa não! O Colégio também te dá algumas dicas para se divertir em casa, com atividades fáceis e que vão recordar a sua infância.

 

·                     Ver filmes ou jogar vídeo game; 

·                     Andar de bicicleta com a família;

·                     Jogar bola;

·                     Noite do pijama com os amiguinhos da escola ou com primos da mesma idade;

·                     Desenhar e colorir;

·                     Esculturas de argila ou massinha;

·                     Preparar alguma coisa gostosa na cozinha;

·                     Ensinar a plantar e cuidar das árvores e flores;

·                     Brincar na pracinha perto de casa;

·                     Fazer e empinar pipa;

·                     Fazer cabaninha;

·                     Brincar de casinha.

     Ufa!  E por ai vai... planejar com a criança o que vão fazer é uma ótima ideia.

     Até mais...

BULLYING

 

 

          Bullying é um termo da língua inglesa (bully=“valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

          O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos.

          E para que os nossos alunos compreendesse o impacto que o Bullying apresenta, tanto para quem faz, quanto para quem é vítima, o Colégio Degraus apresentou uma reportagem do Globo Repórter da TV Globo que mostra a experiência de pessoas que sofreram.

          Após a reportagem, a discussão com a turma gerou motivação para que tal de Bullying nem passe perto do Colégio Degraus. Então vamos lá, gentileza gera gentileza.

 

Assista ao vídeo(clique aqui)

 

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

CRIANÇA TEM QUE SE SUJAR

Quando as crianças passam a freqüentar escolas, normalmente algumas mães reclamam da sujeira e das manchas de tinta, massinha ou terra em suas roupas.
Se a escola não possui ou não exige o uso do uniforme é bom que as mães separem algumas roupas para dar maior liberdade aos pequenos.
Quando a escola exige o uniforme, é bom adquirir uma quantidade suficiente para que dê tempo de lavá-los e deixá-los em boas condições de uso.
Os pais devem ser compreensivos quanto a isso, pois é muito difícil para a professora impedir que os alunos se sujem, já que tem atividades que envolvem o uso das tintas, argila, massinha, além de brincar no parquinho de areia ou mesmo mexer numa horta.
Crianças precisam brincar muito, pois o processo ensino-aprendizagem acontece nas relações que elas estabelecem com seus amigos e professores, numa troca de diálogos e experiências que são saudáveis para sua vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
A aprendizagem acontece na interação do sujeito através da brincadeira
Nesse momento tão gostoso, ter que se preocupar em cuidar da roupa e em não se sujar pode deixar a criança inibida, causando-lhe problemas de ordem emocional.
Pais que tem mania de limpeza e de organização excessiva podem passar essa mania para os filhos, fazendo com que os mesmos comportem-se da mesma forma diante de alguma coisa que, aparentemente, não esteja tão limpa ou arrumada.
Essas crianças sofrem muito, pois se sentem pressionadas a deixar de lado atividades que seriam prazerosas para sua vida, para ficarem sentadas, quietas ou observando outras crianças se divertindo.
É importante que pais e educadores fiquem atentos quanto a essas atitudes, pois podem estar indicando que algo não vai bem, causando-lhe neuroses e sérios problemas.
Uma criança pode tornar-se extremamente tímida, por sentir medo de se sujar, para não levar bronca dos pais, criando uma sensação de insegurança quanto às brincadeiras, passando a ter medo de se expor e de ser julgado pelos mesmos.
Outro problema pode ser por sentir que os pais não valorizam as coisas que ela consegue fazer, aquilo que ela produz. Aos poucos vai internalizando que só os agrada quando está quieta e limpa, passando a procurar manter sempre essas atitudes ou levando-o ao extremo, com maus comportamentos e atitudes de rebeldia, a fim de chamar a atenção dos mesmos.
Assim, é importante que as crianças tenham liberdade para brincar, pois as brincadeiras que sujam são muito saudáveis e levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional, além de criar anticorpos que o ajudarão a manter uma boa saúde.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/crianca-tem-que-se-sujar.htm

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